Dor e prazer x falta de tempo e tempo livre. O que isso tem a ver?

29/jun/2016  Autor: Marcelo Lourenço

Porque você deixa de fazer coisas importantes no seu dia para depois e esse depois nunca chega? E aí você se vê em uma situação de “falta de tempo” e pra você 24h é muito pouco só que para outros 24h dá e sobra?
Você deve estar se perguntando agora: “Ah tudo bem! Como eu posso então ser mais produtivo? Como conseguir administrar meu tempo entre família, trabalho e laser?
Afinal, o que é procrastinação?
Procrastinação é quando você sabe o que deveria fazer alguma coisa, mas ainda assim não faz.
E porque não?
A resposta é simples, porque você acredita em algum nível ai no seu cérebro que agir naquele momento será mais doloroso que adiar. Você atribui dor a tal ação e por isso “deixa pra depois”.
Você já passou pela experiência de adiar alguma coisa por tanto tempo que de repente sente na obrigação, pressionado pra fazer essa coisa de uma vez por todas? Não dá mais para adiar?
E o que aconteceu neste momento?
Simples, você mudou sua associação de dor para prazer, porque de repente não agir naquele momento torna-se mais doloroso que fazer o que deve ser feito.
Faz sentido pra você?
Por exemplo:
Você passa a ter hábitos alimentares mais saudáveis ou você opera do coração.
Isso é associar dor e prazer. Antes você associava alimentação saudável como dor (“Ah! Eu prefiro uma alimentação mais pesada que uma salada se não eu passo fome”) Agora é preferível uma salada, uma alimentação balanceada que uma cirurgia, remédios, hospital, ficar sem trabalhar, sem se divertir.
Mudou sua associação.
Se você gostou deste texto, curte, compartilha com seus amigos, deixe o seu comentário.
Marcelo Lourenço

 

voltar

Últimas do Blog

Solicite AGORA Sua Sessão Experimental

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Assine já!

e-mail cadastrado com sucesso!